terça-feira, 19 de novembro de 2013

BLACK BLOCK


A ALPP (Academia de Livres Pensadores da Paraíba) em parceria com o Centro Estadual de Arte e Coletivo Tribo Éthnos, gostariam de convidar a quem interessar possa para a exibição do documentário Black Block do italiano Carlo A. Bachschimidt neste dia 22 de novembro, próxima sexta, às 17h na sala de vídeo do CEARTE.
 
Como um dos assuntos em pauta na imprensa oficial e nas redes sociais assim como em todo tipo de mídia é "vandalismo" e os jovens do movimento conhecido como Black Block costumeiramente acusados de serem violentos e vândalos que vem crescendo em todo mundo nos levantes e lutas sociais vamos exibir o documentário "Black Block" do italiano Carlo A. Bachschmidt de 2011 com a duração de 01:17h que foca na morte do jovem Carlo Giuliani e no movimento contra o G8 em 2001 na Itália. Logo após teremos um debate.

Abaixo envio resenha críticas do vídeo.

Vant Vaz
Coordenador do Coletivo Tribo Éthnos
Membro da ALPP
Facilitador do curso de Danças Urbanas do CEARTE
(83) 8809-7715
www.triboethnos.org


Black Block

Direção: Carlo A. Bachschmidt (Itália 2011)

Duração: 77 minutos.


Em 2001, em Gênova, os líderes do G8 delegaram à polícia a tarefa de parar um movimento social que estava explodindo em todo o mundo. O Black Block nasceu com a intenção de resistir à repressão policial, ao controle a vida e protestar por meio da destruição de símbolos do capital uma vez que os protestos pacíficos vinham sendo ignorados. A ação direta rebelde causou muito desconforto e gerou reações imediatas daqueles que detinham o poder.

O Documentário relata o brutal ataque policial à Escola Diaz e as torturas que se seguiram. A narrativa é construída com relatos de algumas das vítimas que experimentaram a ação mais violenta já cometida pela polícia italiana.

Os entrevistados também estão entre aqueles que decidiram processar a polícia e tomaram parte no julgamento.

Além de revelar detalhes do terror policial a que foram submetidos, as vítimas ainda comentam sobre suas aspirações políticas, sobre o trauma enfrentado e a dificuldade que tiveram para retomar a ação política.


(...) o filme Black Block, realizado por Carlo Bachshmidt, Genovês formado em Arquitectura e Comunicação Social. Entre 1994 e 1998 Carlo Bachshmidt esteve envolvido em diversas campanhas de informação pública dirigidas aos jovens, e adquiriu valências na participação activa em organizações locais e nacionais. Em 2001 participou na organização do Fórum Social de Génova, a organização contra o G8/Génova, tornando-se depois técnico consultor no Fórum Legal de Génova, responsável pela análise e apresentação de todo o material fotográfico e de vídeo daqueles dias de Julho desse ano.
 
 É um filme de 1H e 16min onde estão compiladas algumas das imagens de vídeo mais marcantes desses dias, tais como a do activista Carlo Giuliani fatalmente atingido a tiro pela policia, que mais tarde alegou legitima defesa, e onde se encontram os relatos de alguns manifestantes que se encontravam na escola Diaz, expondo assim uma descrição pormenorizada de toda a actuação da policia dentro da escola e já nos centros detenção para onde foram forçados a ir.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário